Segundo dados do Orlando Regional Realtor Association, o número de imóveis disponíveis à venda teve uma leve queda de 3,7%. Um outro dado muito interessante é o de novas listagens, que teve um aumento de 33% no mês de janeiro em relação ao mês passado. Neste mês, 2.911 imóveis ficaram disponíveis no mercado, contrastando com 2.186 em dezembro.
Já em relação a novos contratos houve um aumento de 60%. Por este motivo, houve a ligeira queda no número de inventários: entraram novas listagens porém, saíram mais imóveis do mercado. Apesar de ter ocorrido um leve aumento no preço médio dos imóveis, ele se manteve estável. A título de comparação: em dezembro, o preço médio era de $421.685 e, em janeiro, $425.407.
Lisa Hill, a presidente do Orlando Regional Realtor Association, afirma: “Com mudanças significativas ano após ano, os dados de janeiro são fortes indicadores de que o mercado imobiliário de Orlando continua se estabilizando. O mercado imobiliário de Orlando continua em modo de correção, já que as vendas têm desacelerado constantemente nos últimos 12 meses. A grande notícia para os compradores é que eles têm significativamente mais opções em comparação ao ano passado. Para os vendedores, os valores das casas permanecem estáveis.”
Nós sabemos que o mercado imobiliário nos anos passado e retrasado, estava em uma grande crescente, até fora do normal. Atualmente, o que está acontecendo nada mais é do que um reajuste do mercado. Os preços não estão despencando, mas sim, se estabilizando. Na época do boom, quando um imóvel era colocado no mercado, ele se vendia em um prazo muito rápido de uma semana! E isso não era um mercado sustentável. Antes de ter acontecido o boom, ele era estável, havia uma valorização média de 10% ao ano e o tempo médio de listagem médio era de três meses. E é isso o que está voltando a acontecer agora!
Esta estabilização é ótima para você como comprador pois terá maiores oportunidades de negociação e poderá escolher com mais calma o seu imóvel ideal, pois quando o mercado estava aquecido, isso não era possível. Já para você vendedor, terá a vantagem da não desvalorização do imóvel.
Porém, é como eu sempre digo: a melhor hora para aproveitar o mercado imobiliário é individual! É preciso analisar cada caso para saber quando é a melhor hora para você vender ou comprar o seu imóvel!
Se você está interessado em investir mas ainda está com dúvidas, estou à disposição para bater um papo e conversar sobre o mercado imobiliário de Orlando.
Um abraço, Bruna Motta
A sua corretora de imóveis da Flórida