Um contrato “como está” em tradução livre significa exatamente o que o nome sugere: você está comprando a casa no estado em que ela se encontra, sem que o vendedor tenha a obrigação de realizar reparos no imóvel.
Esse tipo de contrato é amplamente utilizado quando se trata de casas que já estão prontas para venda e que podem ter sido utilizadas tanto para locação quanto para o próprio proprietário.
Mas Bruna, sou um comprador, e como vou me assegurar pois muitas vezes as visitas são virtuais?
Entendo que, como comprador, você pode se preocupar em garantir que as condições do imóvel que está comprando sejam adequadas e o que dará a garantia de saber exatamente o que está adquirindo e as condições do imóvel podem ser atendidas será a inspeção deste imóvel.
Durante o período de inspeção, o inspetor vai ao imóvel para avaliar diversos aspectos que podem não ser facilmente identificados durante uma visita normal, como: o estado do telhado, vazamentos, problemas de tubulação, presença de mofo, entre outros problemas ocultos aparentemente que fazem muita diferença quando se está morando. Caso fique comprovado algum problema nesta visita cabe ao comprador decidir se vai seguir com a compra e vai tentar negociar com o vendedor, pois se o vendedor quiser manter o comprador na compra, ele pode sim negociar.
É importante ressaltar que, como comprador, você está protegido por meio dessa inspeção. No entanto, do lado do vendedor, mesmo que você receba uma oferta, isso não significa que ele não precise aceitar e fará os reparos necessários ou dê um desconto no valor do imóvel, mas a chave para isso é a negociação e eu estou aqui para te ajudar.
Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre o modelo de contrato “as is”. Se você tiver qualquer outra dúvida, é só entrar em contato por qualquer rede social.
Estou à disposição para ajudar.
Com carinho, Bruna Motta